20 de jan. de 2014

Questões de Informática de Concursos Públicos

Segue abaixo algumas questões de informática retirada de concursos públicos anteriores. Lembrando que você pode estudar e decorar muita coisa de informática para responder estes tipos de questões, porém na prática, você deverá ter conhecimento de fato. Não existe uma repartição pública hoje que não se utiliza o computador. Em qualquer área, seja administrativa, operacional, técnica, projetos, em prefeituras, etc. É muito importante que você saiba lidar com sistemas operacionais, e nesse caso, não somente o windows. A utilização de software público e sistemas como Linux é muito comum em órgãos públicos. O fator em cima disso é a economia que se faz na compra de aplicativos e sistemas operacionais. Mas vamos as questões. O gabarito está no final da postagem. Veja se você está preparado.


Dados do concurso: FEPESE - 2010 
Disciplina: Informática | Assunto: Diversos

1) De que forma é possível trocar o aplicativo padrão utilizado para abrir um determinado tipo de arquivo em um computador com sistema operacional Windows XP? 

a) Executando o comando assoc no Prompt de comando, especificando como parâmetros a extensão do arquivo e o caminho para o arquivo executável do programa padrão que será usado para abrir arquivos com essa extensão. 
b) Executando o comando ftype no Prompt de comando, especificando como parâmetros o caminho para o arquivo executável do pro­grama que será associado e a extensão dos arquivos que serão abertos pelo programa. 
c) Clicando com o botão da direita do mouse em qualquer arquivo desse tipo, selecionando Abrir com, escolhendo a opção Selecionar o programa em uma lista, escolhendo o pro­grama padrão para abrir esse tipo de arquivo na caixa de diálogo Abrir com, e finalizar cli­cando o botão OK. 
d) Clicando com o botão da direita do mouse em qualquer arquivo desse tipo, selecionando Abrir com, escolhendo o programa padrão para abrir esse tipo de arquivo na caixa de diálogo Abrir com, marcando a opção Sempre usar o programa selecionado para abrir este tipo de arquivo, e finalizar clicando o botão OK. 
e) Abrindo o Painel de controle, clicando em Opções de arquivo, clicando na guia Tipos de arquivo, escolhendo o programa padrão que será associado e a extensão dos arquivos que serão abertos pelo programa, e finalizar cli­cando o botão OK.


2) A respeito das configurações de segurança que podem ser efetuadas em softwares clientes de e-mail, como Microsoft Outlook e Mozilla Thunderbird, para acessar de forma segura os servidores de correio ele­trônico, é correto afirmar: 

a) somente o servidor de entrada (IMAP ou POP3) pode solicitar que o usuário efetue autenticação, informando login e senha. 
b) somente o servidor de saída (SMTP) pode exigir que o usuário efetue autenticação, informando login e senha. 
c) os servidores de entrada e de saída podem utilizar conexões criptografadas para trocar dados com os clientes de forma segura. 
d) o servidor de entrada (IMAP ou POP3) utiliza, obrigatoriamente, conexões criptografadas para trocar dados com os clientes. 
e) o servidor de saída (SMTP) utiliza, obrigatoriamente, conexões criptografadas para trocar dados com os clientes. 


3)  Assinale a alternativa que lista corretamente um conjunto de informações necessário e suficiente para especificar, por meio de configuração manual, o servi­dor de proxy que será usado por um navegador Web para acessar a Internet. 

a) Somente a URL do servidor de proxy. 
b) O endereço IP do servidor de proxy e o login e a senha do usuário. 
c) Somente o nome de domínio ou o endereço IP do servidor de proxy. 
d) A URL do servidor de proxy, o login do usuário e a sua senha. 
e) O servidor (nome de domínio ou endereço IP) e o número da porta na qual o servidor aceita conexões. 


4) O uso de fórmulas no Microsoft Excel pode resul­tar em erros. Assinale a alternativa que descreve corretamente uma mensagem de erro do Microsoft Excel 2007. 

a) A mensagem #DIV/0! indica que um cálculo efetuado resultou em uma divisão por zero. 
b) A mensagem #REF! relata que foi utilizada uma referência para uma planilha inexistente. 
c) A mensagem #NOME? indica que o nome de uma coluna da tabela não foi especificado corretamente. 
d) A mensagem #VALOR! indica que um valor numérico excedeu o limite máximo aceito pelo Microsoft Excel. 
e) A mensagem #NULO! relata que foi passado um valor nulo como parâmetro para uma fórmula. 


5) Leia atentamente as afirmativas abaixo a respeito do uso de certificados de segurança na navegação através de sites na Web. 

1. Um certificado de segurança é um docu­mento eletrônico que pode ser utilizado para efetuar a identificação da pessoa ou organiza­ção à qual pertence um site da Web. 
2. Certificados de segurança são emitidos pelas pessoas ou organizações que possuem sites da Web seguros para permitir que terceiros verifiquem a sua identidade. 
3. Um certificado de segurança auxilia o usuário a decidir se deve fornecer informações pessoais ou financeiras a um site da Web. 
4. Certificados de segurança possuem um período de validade. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
c) São corretas apenas as afirmativas 2 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 3 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 


6) Assinale a alternativa na qual são citados dois formatos de arquivos compactados que podem ser abertos corretamente pelo Windows Explorer, em um computador com Windows XP, sem que seja necessá­rio instalar qualquer programa adicional. 

a) TAR; GZ. 
b) RAR; GZ. 
c) ZIP; CAB. 
d) ZIP; RAR. 
e) CAB; TAR. 


7) Assinale a alternativa correta, a respeito do Microsoft Outlook ou Outlook Express. 

Quais endereços constarão da lista de destinatários de uma resposta a uma mensagem de e-mail, criada pres­sionando o botão Responder a todos? 

Suponha que as configurações de destino da resposta não foram alteradas pelo remetente. 

a) O endereço do remetente e todos os ende­reços especificados nos campos Para, CC e CCO da mensagem respondida, inclusive o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 
b) Os endereços que constam nos campos De, Para e CC da mensagem respondida, excetu­ando-se o endereço do usuário que está res­pondendo a mensagem. 
c) Todos os endereços que constam nos campos De e Para da mensagem respondida, inclusive o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 
d) Os endereços especificados nos campos Para, CC e CCO da mensagem respondida, exceto o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 
e) O endereço do remetente e dos destinatários listados no campo Para da mensagem respon­dida, excluindo o endereço do usuário que está respondendo a mensagem. 


8) Suponha que, na área de trabalho do Windows XP, há um atalho para um arquivo de texto. O que ocorrerá se o arquivo referenciado pelo atalho for removido? 

a) Ocorrerá um erro no acesso ao arquivo caso o usuário tente acessá-lo a partir do atalho. 
b) O atalho será removido automaticamente da área de trabalho. 
c) O atalho continuará funcionando normal­mente, pois o arquivo só será eliminado do disco quando não houver mais nenhuma referência para ele. 
d) Ao abrir o atalho, um novo arquivo de texto será aberto para edição no Bloco de notas. 
e) O atalho ainda funcionará enquanto o arquivo estiver na lixeira do Windows. 


9) Suponha que, ao acessar um site no navegador Web, você recebeu a mensagem de erro "Servidor não encontrado ou erro de DNS". Qual dos seguintes procedimentos deve ser adotado antes de tomar qualquer outra atitude? 

a) Reiniciar o computador. 
b) Fechar o navegador e abri-lo novamente. 
c) Enviar um e-mail ao administrador do site. 
d) Verificar se o endereço do site foi digitado corretamente. 
e) Entrar em contato com o suporte do seu pro­vedor de Internet. 


10) Leia atentamente as afirmativas abaixo a respeito da interação entre aplicativos do sistema operacional Windows XP e do Microsoft Office. 

1. Documentos criados no Microsoft Word 2003 e salvos no formato DOC podem ser editados no WordPad. 
2. Figuras criadas no Paint podem ser inseri­das em apresentações criadas no Microsoft PowerPoint. 
3. Planilhas do Microsoft Excel 2003 podem ser utizadas como fonte de dados para criação de mala direta no WordPad. 
4. Vídeos armazenados na pasta Meus vídeos podem ser catalogados na biblioteca do Windows Media Player e inseridos em apre­sentações criadas no Microsoft PowerPoint. 

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas. 

a) São corretas apenas as afirmativas 1 e 2. 
b) São corretas apenas as afirmativas 1 e 3. 
c) São corretas apenas as afirmativas 3 e 4. 
d) São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 4. 
e) São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4. 


11) Assinale a alternativa correta, a respeito da importação de dados no Microsoft Excel 2007. 

a) Dados podem ser importados de diversos tipos de arquivo de texto, como por exemplo, de um arquivo em formato DOC ou PDF. 
b) Ao importar dados de um arquivo com valores separados por vírgula, os valores contidos no arquivo não poderão ter o caractere vírgula. 
c) O caractere qualificador utilizado em um arquivo com valores separados por vírgula separa cada valor contido no arquivo. 
d) É possível importar qualquer dado contido em um arquivo da Web, no formato HTML ou XML, para um arquivo do Excel, de forma que o dado seja atualizado dinamicamente sem­pre que a planilha for aberta.
e) Uma tabela contida em um arquivo do Excel pode ser conectada a uma fonte de dados externa, de modo a ter seus dados atualizados dinamicamente sempre que o arquivo for aberto. 


12) Suponha que as pastas 'alfa' e 'beta', existentes no disco rígido de um computador com sistema opera­cional Windows XP, possuem cada uma um arquivo chamado 'abc.txt'. 

O que ocorrerá quando o arquivo contido na pasta 'alfa' for copiado e colado na pasta 'beta'? 

a) Será solicitado que o usuário confirme a subs­tituição do arquivo. 
b) Será criado um novo arquivo com o nome 'Cópia de abc.txt' na pasta 'beta'. 
c) A operação resultará em erro e não será realizada. 
d) O arquivo contido em 'alfa' será substituído pelo arquivo existente em 'beta'. 
e) O conteúdo do arquivo contido na pasta 'beta' será adicionado ao final do arquivo contido em 'alfa'. 


13) Assinale a alternativa que descreve uma dife­rença em relação aos aplicativos que fazem parte dos sistemas operacionais Windows XP e Vista. 

a) O software de comunicação instantânea Windows Live Messenger acompanha somente o Windows XP. 
b) O software de segurança Windows Firewall acompanha somente o Windows Vista. 
c) O navegador Internet Explorer acompanha somente o Windows XP. 
d) O reprodutor de mídia Windows Media Player acompanha somente o Windows Vista. 
e) O leitor de e-mails Windows Mail acompanha somente o Windows Vista.


14) Assinale a alternativa que aponta a opção da caixa de diálogo de formatação de parágrafo do Microsoft Word 2003, aberta clicando o menu Formatar ? Parágrafo, que faz com que o parágrafo selecionado seja posicionado no documento de forma a não apa­recer dividido em duas páginas. 

Considere que as dimensões do parágrafo e que as configurações de página permitem que o parágrafo ocupe apenas parte de uma página do documento. 
a) Não hifenizar 
b) Manter linhas juntas 
c) Suprimir quebras de página 
d) Controle de linhas órfãs/ viúvas 
e) Espaçamento entre linhas: Automático 


15)  Considere as seguintes atividades:

1. Definição das tabelas que compõem um banco de dados.
2. Execução de consultas em bancos de dados.
3. Inserção, alteração e remoção de dados em um banco de dados.

Assinale a alternativa que aponta corretamente as atividades que podem ser executadas utilizando-se a linguagem SQL ( Structured Query Language ).

a) Apenas a atividade 1.
b) Apenas a atividade 2.
c) Apenas as atividades 1 e 2.
d) Apenas as atividades 2 e 3.
e) As atividades 1, 2 e 3.


16) Analise as atividades descritas abaixo.

1. Automatizar total ou parcialmente a execução de tarefas rotineiras de uma organização.
2. Auxiliar os gestores na tomada de decisão, reunindo e sintetizando dados a respeito das operações realizadas por uma organização.

Assinale a alternativa que identifica corretamente os tipos de sistemas de informação responsáveis pela execução das atividades descritas.

a) 1. Sistema de informações gerenciais2. Sistema de gestão da informação
b) 1. Sistema de informação operacional2. Sistema de informações estratégicas
c) 1. Sistema de processamento de dados2. Sistema de gestão da informação
d) 1. Sistema de informação operacional2. Sistema de informações gerenciais
e) 1. Sistema de processamento de dados2. Sistema de informações estratégicas


17) Assinale a alternativa correta, a respeito de redes locais de computadores ( LANs ).

a) As redes locais sem fio que seguem o padrão Wi-Fi constituem-se em pontos de acesso à Internet disponíveis publicamente, conheci­dos como hotspots.
b) A conexão doméstica a redes de banda larga - como as redes ADSL das empresas de tele­fonia, e as redes de operadoras de TV a cabo, por exemplo - requer que o usuário possua um roteador em sua residência.
c) As redes locais mais comuns atualmente seguem o padrão Ethernet, que apresenta topologia lógica em barramento.
d) Os modems 3G, utilizados para conexão às redes das operadoras de telefonia móvel, per­mitem a transmissão de dados pela Internet à velocidade máxima de 3 Gb/s ( Gigabits por segundo ).
e) Para que se possa acessar uma rede local, é necessário que um computador possua uma placa de rede conectada à sua placa-mãe.


18) Suponha que um remetente enviou uma men­sagem pela Internet para um destinatário, e que eles estão conectados a provedores de Internet diferentes.
A respeito dessa situação, é correto afirmar:

a) A mensagem poderá trafegar por vários outros provedores, além dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem.
b) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem.
c) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem e pelas linhas e equipamentos de um terceiro provedor, que efetua a intercone­xão entre provedores.
d) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem e por um equipamento roteador, pertencente à rede pública, que efetua a inter­conexão entre provedores.
e) A mensagem trafegará somente pelas linhas de transmissão e pelos equipamentos dos provedores do remetente e do destinatário da mensagem e por cabos de fibra ótica, perten­centes à rede pública, que efetuam a interco­nexão entre provedores.


19) Assinale a alternativa correta, a respeito das dife­renças e semelhanças entre intranets e a Internet.

a) Intranets empregam versões modificadas dos protocolos usados na Internet, nas quais foram efetuados aprimoramentos de segurança.
b) Intranets utilizam um esquema de identifica­ção dos computadores diferente do utilizado pela Internet.
c) Intranets exigem que o usuário se identifique ao estabelecer uma conexão, enquanto na Internet não é efetuada a identificação do usuário.
d) Serviços disponíveis em uma intranet são acessíveis a um grupo restrito de assinantes que pagam uma taxa de utilização, enquanto os serviços disponibilizados na Internet são públicos e gratuitos.
e) Serviços disponíveis em uma intranet podem ser acessados usando as mesmas aplicações empregadas para acessar a Internet - um navegador Web, por exemplo.


20) A Internet é considerada uma:

a) rede privada, na qual é necessário pagar uma taxa a um provedor, para ter acesso à rede.
b) rede segura, ou seja, uma mensagem enviada através da rede pode ser lida somente pelo destinatário da mensagem.
c) rede anônima, na qual os usuários não são identificados ao acessar a rede e ao utilizar os seus serviços.
d) rede de interconexão, que interliga diversas redes locais e metropolitanas de modo a inte­grá-las em uma rede de longa distância, com abrangência mundial.
e) rede pública, ou seja, os computadores a ela conectados podem ser acessados por qual­quer usuário da rede.


É isso pessoal. Convido a todos que gostaram do blog a retornarem para resolverem mais questões sobre diversos assuntos. Outros assuntos estarão presentes nestes simulados. Veja o gabarito logo abaixo.

1) D  2) C  3) E  4) A  5) D  6) C  7) B  8) A  9) D  10) D  11) E  12) A  13) E  14) B  15) E  16) D
17) C  18) A  19) E  20) D

Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |