26 de nov. de 2015

Matemática - Ensino Fudamental - 50 Questões

Segue abaixo 50 questões de matemática para a galera do ensino fundamental, que raramente posto alguma coisa. Sei que há concursos em municípios que exigem o ensino fundamental e por vezes me perguntam se tem alguma coisa lá no grupo do Facebook. É que são inúmeros municípios que realizam concursos, então fica difícil atender a todos. Mas já deixem muitas dicas de como encontrar praticamente tudo que vocês necessitam para estudar. Então coloquem em prática. e bons estudos. O gabarito das questões abaixo está no final.




EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA - O1        

01) O produto de a • b =1. Se a = -3/4, então b é igual a:

a) ¾

b) – 3/4

c) 1

d) – 4/3
 

02) Calcular (- 4/3) : (+8/3) – (+2) • (- 5/8)

a) 1

b) ½

c) ¾

d) 4/7
 

03) Calcular o valor de 2a – 3b, para a = - 1/3 e b = - ¼.

a) 1/6

b) 2/3

c) 1/12

d) 3/10


04) Determine o valor da expressão 1 – (- 2/3)(+ ¾)

a) 3/2

b) 2/11

c) ½

d) 3/10


05) Calcule o valor da expressão – 0,3 – ¼ + 3/5

a) 1/10

b) 1/20

c) 2/5

d) 3/7


06) Qual o valor de a + b – c para a = -2, b = + 1/3 e c = - 0,5?

a) ½

b) ¾

c) – 2/5

d) – 7/6


07) O valor da expressão 2a –3b, sendo a = 3/2 e b = 2/3, é:

a) 1

b) 5

c) 12/5

d) 1/5


08) O valor da expressão –3 + (-2/3) é:

a) –7/3

b) –11/3

c) +5/3

d) –2/5


09) A fração 1/5 pode ser escrita na forma:

a) –5

b) +5

c) 5-1

d) –1-5


10) Indique a sentença verdadeira:

a) – 5 –3 = +8

b) (-5)•(-3) = -15

c) 5 > 2

d) (-2)3 = (-3)2


11) Indique a afirmativa verdadeira:

a) o produto de dois números inteiros negativos é um número negativo

b) o quoficiente de dois números negativos é um número negativo

c) a soma de dois números negativos é um número negativo

d) a soma de dois números inteiros negativos opostos é um número positivo.


12) Determine os produtos (-1) • (-1) • (+2) • (-2) • (-1) • (-2) =

a) 10

b) – 8

c) – 12

d) – 6


13) Resolvendo a expressão 20 – { -10 –[ -8 +(5 –12)] –20} encontramos

a) 35

b) 23

c) –152

d) 32


14) Efetuando (-206) – (-48) encontramos:

a) –354

b) +345

c) –158

d) +58


15) Efetuando (+16) – (-132) encontramos:

a) +116

b) +148

c) –152

d) –116


16) Efetuando –8 + (3 - 2) – (-3 + 5 +1) encontramos:

a) –16

b) +16

c) +10

d) –10


17) o M.D.C. de 964 e 1248 é:

a) 6

b) 4

c) 12

d) 8


18) 16 é o MDC de:

a) 160 e 140

b) 160 e 144

c) 150 e 144

d) 96 e 108


19) Um terreno de forma retangular tem as seguintes dimensões: 24m de frente e 56m de fundo. Qual deve ser o comprimento do maior cordel que sirva exatamente para medir as duas dimensões.

a) 10m

b) 5m

c) 8m

d) 13m


20) Indicar o M.D.C. DE 770, 630 E 1155.

a) 35

b) 15

c) 36

d) 24


21) O M.M.C. entre 7, 5 e 3 é:

a) 7

b) 5

c) 3

d) 105


22) O M.M.C. de 12, 18 e 36 é:

a) 12

b) 18

c) 36

d) 24


23) A extração da parte inteira da fração 221/13 é:

a) 17

b) 81

c) 72

d) 71


24) A fração mista 341/50 é:

a) 6 41/50

b) 6 50/41

c) 50 41/60

d) 60 41/50


25) A expressão (15:2/3) • ¾ vale:

a) 16 8/7

b) 16 7/8

c) 7 7/8

d) 8 16/7


26) A expressão (5 1/3 : 2/5 – 3 ¼) : 2 ¾ vale:

a) 2 2/2

b) 3 2/3

c) 3 ¼

d) 4 3/11


27) A expressão (10/3 – 12/5) : 7/6 vale:

a) 5/4

b) 4/5

c) 5

d) 4


28) A expressão 1/3 / 2/5 + 2/3 / 8/3 vale:

a) 1

b) 12

c) 13/12

d) 4/3


29) A expressão 4 –5/7 + ¼ - ½ vale:

a) 10/7

b) 3

c) 29/7

d) 19/7


30) Efetuando: (-2 + 5 –7) – (-4 + 1 + 9) + (2 – 3) encontramos:

a) –10

b) +11

c) +10

d) –11


31) Efetuamos: - 12 – (-2 + 1) – [ - (-2 + 7)] encontramos:

a) –5

b) +6

c) –6

d) +5


32) Efetuando: (+6) x +(4) encontramos:

a) +44

b) +24

c) –24

d) +34


33) Efetuando: (+5) x (-35) encontramos:

a) –155

b) –175

c) –185

d) –145


34) Efetuando: (-32)x(-11)x(+4), encontramos:

a) –1508

b) +1508

c) –1408

d) +1408


35) Efetue: 1/7 +3 1/7

a) 23/7

b) 5/14

c) 5/26

d) 14/8


36) –1/2 + ¼

a) –4

b) +6

c) –1/4

d) +1/4


37) –2/3 – 1/3

a) +3/6

b) –3/6

c) +1

d) –1


38) ½ + 1/5 – 7/6

a) –5/13

b) –7/16

c) +16/7

d) –16/7


39) –13/16 + 5/4 – 7/8

a) +7/16

b) –7/16

c) +16/7

d) –16/7


40) 1/7 – 1/29 + 4/11 –1/4

a) + 1983/8932

b) –323/1540

c) +1540/323

d) –15/40/323


41) 7/9 – 2 + 13/15

a) +15/14

b) –15/14

c) +14/15

d) –6/45


42) 3/5 + (1 – 2/5)

a) –5/6

b) +6/5

c) –6/5

d) +5/6


43) 3 ¼ - (2 ½ - ¼)

a) +2

b) 0

c) +1

d) –1


44) –1/3 – (2 + 1/5)

a) –15/38

b) –38/15

c) +38/15

d) +15/38


45) –1/2 + (0,8 – 2/5)

a) –10

b) +10

c) +1/10

d) –1/10


46) Qual o número que adicionado ao seu sucessor dá o triplo de 21?

a) 29

b) 30

c) 31

d) 32


47) 11/12 + (-2 + ¼)

a) –6/5

b) +6/5

c) –5/6

d) +5/6


48) 1/3 x (-2/5) x (-2/3)

a) –11,25

b) +45/4

c) +4/45

d) –4/45


49) –4 x (-1/4) x (2/3)

a) –3/2

b) +2/3

c) –2/3

d) -3/2


50) 2/3 x (-1/2) x (+1 /4) x 5

a) +7/9

b) –7/9

c) –5/12

d) +5/12
   



GABARITO
EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA



1 – D

11 – C

21 – D

31 – C

41 – D

2 – C

12 – B

22 – C

32 – B

42 – B

3 – C

13 – A

23 – A

33 – B

43 – C

4 – A

14 – C

24 – A

34 – D

44 – B

5 – B

15 – B

25 – B

35 – A

45 – D

6 – D

16 – D

26 – B

36 – C

46 – C

7 – A

17 – B

27 – B

37 – D

47 – C

8 – B

18 – B

28 – C

38 – B

48 – C

9 – C

19 – C

29 – C

39 – B

49 – B

10 – C

20 – A

30 – D

40 – A

50 – C
   

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