28 de abr. de 2014

Concurso da Receita Federal - Simulados e Dicas

O dia da prova do concurso da Receita Federal está próximo, e com certeza muitos estão ultimando a preparação pessoal para este certame. Nada melhor agora do que realizar alguns testes. O site G1 publicou uma série de simulados em sua página dedicada a concursos públicos. Vale a pena dá uma conferida. Entre as disciplinas,  administração pública e geral, auditoria, comércio internacional, direito administrativo, direito constitucional, direito tributário, espanhol,  inglês, legislação tributária, português e  raciocínio lógico-quantitativo. Todos os simulados podem ser baixados e estão no formato pdf.

Provas serão aplicadas nos dias 10 e 11 de maio. São 278 vagas para auditor fiscal; salário é de R$ 14,9 mil.  Serão cobradas língua portuguesa (20), espanhol ou inglês (10), raciocínio lógico-quantitativo (10), administração geral e pública (10), direito constitucional (10) e direito administrativo (10) na prova de conhecimentos gerais. A prova de conhecimentos específicos engloba direito tributário (15), auditoria (10), contabilidade geral e avançada (20), legislação tributária (10) e comércio internacional e legislação aduaneira (15). A organizadora do concurso é a Escola de Administração Fazendária .

Veja os simulados: 

- simulado de administração pública e geral :
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Administracao-publica-e-geral.pdf

- simulado de auditoria:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Auditoria.pdf

- simulado de comércio internacional:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Comercio-internacional.pdf

- simulado de direito administrativo:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Direito-administrativo.pdf

- simulado de direito constitucional:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Direito-constitucional.pdf

- simulado de direito tributário:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Direito-tributario.pdf

- simulado de espanhol:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Espanhol.pdf

- simulado de inglês:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Ingles.pdf

- simulado de legislação tributária:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Legislacao-tributaria.pdf

- simulado de português:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Portugues.pdf

- simulado de raciocínio lógico-quantitativo:
http://estaticog1.globo.com/2014/04/23/Raciocinio-logico-quantitativo.pdf

Dicas apresentadas pelo site:

 Novidades no edital

Segundo Dênis França, professor do Questões de Concursos, em relação ao edital de 2012, a principal diferença é a redução do número e questões, de 200 para 140. "Isso significa que acertar questões em cada matéria passa a possuir um peso muito maior", afirma. Por outro lado, disciplinas que antes tinham peso 2 passaram a ter peso 1, como raciocínio lógico-quantitativo, direito constitucional e direito administrativo.

A prova de conhecimento gerais tem peso 1, valendo 70 pontos, e a prova de conhecimentos específicos tem peso 2, valendo 140 pontos. "Trata-se de uma prova com maior índice de abandono por parte dos candidatos, ou seja, muitos não fazem a segunda parte da prova devido ao desgaste físico e mental", ressalta Rodrigo Mezenes, direito do Concurso Virtual.

Administração pública e geral

Segundo Rodrigo Janiques, professor do Questões de Concursos, questões como gestão do conhecimento e informação, processo decisório e comunicação organizacional são cobradas nas provas de administração geral. Na parte de administração pública, os assuntos mais cobrados são os decretos nº 2.271/97, nº 7.174/10, os modelos de administração pública e a lei de acesso à informação no Brasil.

"Levando em consideração a diversidade, é fundamental que o candidato perceba que essa disciplina precisa ser estudada como um todo", ressalta.

Auditoria

"A disciplina tem sido muito cobrada nos concursos, o que demonstra o valor dessa atividade no contexto atual", afirma Ted Jefferson, professor do Questões de Concursos. Segundo ele, diferenças entre auditor interno e independente, riscos de auditoria, formas de opinião do auditor e tipos de auditoria governamental devem ser alguns dos assuntos abordados no exame.

Comércio internacional e legislação aduaneira

"A Esaf tem o hábito de cobrar dispositivos de leis em diversas questões", ressalta Melina Campos Lima, professora do Questões de Concursos. Entre o conteúdo cobrado na disciplina, Melina acredita que os candidatos devem ficar atentos aos assuntos relacionados a atribuições da Receita Federal no comércio internacional, especialmente no item de legislação aduaneira, que tem como base o Regulamento Aduaneiro, e também a Convenção das Nações Unidas sobre Contratos de Compra e Venda Internacional de Mercadorias, que o país ratificou há pouco tempo.

Contabilidade

Segundo Edson Eduardo, professor do Unvierso do Concurso Público, é fundamental enternder o regime de competência, associado à Teoria das Contas Contábeis, sabendo
identificar quais são as contas patrimoniais e as de resultado. "Atualmente também tem sido muito cobradas as orientações do Conselho Federal de Contabilidade que tem seguido a tendência de aderir às normas internacionais de contabilidade", diz.

Direito administrativo

Segundo Rafael Pereira, professor do Questões de Concursos, o tema organização da administração pública tem sido bastante explorado pela Esaf. "Convém ficar atento aos principais aspectos acerca das entidades que compõem a administração indireta, sobretudo em relação às autarquias."

Atos administrativos, as leis 8.112/90 e 8.666/93, e os temas de controle da administração pública e poderes administrativos são apontados como assuntos que os candidatos devem manter atenção.

Direito constitucional

Para Patricia Maria, professora do Questões de Concursos, Poder Constituinte, classificação das Constituições, direitos e garantias fundamentais, organização do Estado, especialmente quanto à repartição das competências constitucionais e controle de constitucionalidade foram os assuntos mais cobrados em provas anteriores.

Direito tributário

"O perfil da Esaf é jurisprudencial, sem entrar no mérito das grandes discussões jurídicas acerca do tema. O examinador procura sair ao máximo do comum das provas de tributário em concursos", ressalta Marcello Leal, professor do Questões de Concursos. Súmulas do Supremo Tribunal Federal (STF), tributos federais e estaduais, Constituição e Código Tributário Nacional (CTN) devem estar entre os temas vistos pelos candidatos.

Espanhol

Segundo Marcela Mathias, professora do Questões de Concursos, a Esaf utiliza textos relacionados à economia espanhola ou latino-americana nas questões. "Estar por dentro do que acontece neste contextos nos países hispano falantes é fundamental", ressalta.

Para interpretar o texto, é importante conhecer a terminologia relacionada a temas como reforma fiscal, tributação e fiscalização aduaneira. Perguntas relacionadas a conectivos, advérbios e locuções adverbiais, tempos verbais e expressões idiomáticas devem ser abordados pela banca.

Inglês

"A banca tem priorizado a interpretação de textos. Na sua maioria são assuntos da atualidade destacando artigos sobre o Brasil e o mundo", diz Silvania Faria, professora do Questões de Concursos. Para facilitar a leitura dos textos, ela indica o uso de técnicas para a identificação de cognatos, de palavras repetidas e pistas tipográficas.

Legislação tributária

Segundo Marcello Leal, professor do Questões de Concursos, cerca de 95% das questões da banca são sobre o regulamento do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI). O decreto nº 3.000/99 sobre o regulamento do Imposto de Renda e o decreto nº 7.212/10 sobre o regulamento do IPI devem fazer parte da rotina de estudo.

Português

"O candidato, a princípio, pode achar que há pouco conteúdo de Português para estudar, mas cada item apresenta muitos conceitos", diz Verônica Ferreira, professora do Questões de Concursos. Em ortografia, é importante ter conhecimento da cobrança do Novo Acordo Ortográfico. Em morfologia, os assuntos mais cobrados são flexão e concordância de verbos nas orações. A semântica pode ser cobrada sob a forma de coesão (anáfora e catáfora) e coerência.

Raciocínio lógico-quantitativo

Para Gabriel Rampini, professor do Questões de Concursos, as provas da banca abordam noções básicas de itens cobrados no edital. Questões específicas de estruturas lógicas, lógica de argumentação e diagramas lógicos estão entre os temas que devem ser abordados na prova. 

Fonte: http://g1.globo.com/concursos-e-emprego/noticia/2014/04/veja-simulados-e-dicas-para-o-concurso-da-receita-federal.html

Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |