8 de nov. de 2013

Redação Oficial - Aspectos Gerais

Aula sobre redação oficial para concursos. De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, Redação Oficial é a maneira pela qual o poder público redige atos normativos e comunicações. Desse modo, a finalidade principal da Redação Oficial é comunicar com impessoalidade e clareza para que a mensagem ali transmitida seja compreendida por todos os cidadãos. Em resumo, a Redação Oficial deve ser: clara, concisa, impessoal, formal e padronizada. Veja abaixo dicas para elaborar um texto no padrão oficial, e logo a seguir a aula para concursos públicos.


Dicas para elaborar um texto no padrão oficial

Impessoalidade
Evite marcas de impressões pessoais do tipo “na minha opinião” ou “e aí, como é que vai?”

Concisão 
Seja conciso. Redija um texto capaz de transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras. Para isso, tenha domínio do assunto.

Pronomes de tratamento
Use corretamente os pronomes de tratamento. Ao escrever uma comunicação a um Ministro do Tribunal Superior, por exemplo, use Vossa Excelência ao longo do texto.

Expressões artificiais 
Não confunda respeito e impessoalidade com o uso de expressões artificiais que estão em desuso como “Venho por meio desta”, “Tenho a honra de" ou "Cumpre-me informar que". Tais expressões devem dar lugar à forma direta, à objetividade.

Fechos 
Os fechos dos textos oficiais devem saudar o destinatário, além de fechar o texto. O documento deve levar assinatura e identificação do signatário. Há dois fechos diferentes para todas as modalidades do texto oficial:
    Respeitosamente, (para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República);
    Atenciosamente (para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior).

Aula Sobre Redação Oficial:



Manual para redação oficial:http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |