26 de nov de 2013

Priorização de Matérias Em Concursos Públicos

Certamente para criar um prioridade nas matérias para um determinado concurso, devemos levar em conta duas questões importantes: Se há um edital publicado no qual nortearemos os estudos baseado no conteúdo programático, ou se ainda não foi publicado o edital, mas sabemos  que o concurso ocorrerá. No primeiro caso, você deve levar em conta o prazo da publicação e a data da prova. Se for curto, você deve estudar todas as disciplinas ao mesmo tempo, de forma paralela. Se o conhecimento específico é mais pesado, você pode dedicar mais tempo por semana aos tópicos dessa parte do conteúdo, mas não como matérias independentes, porque o estudo ficaria muito fragmentado. Se o concurseiro tiver 10 períodos de estudo na semana, poderia utilizar 5 períodos para se dedicar às disciplinas de português, inglês, raciocínio lógico, informática e conhecimentos gerais, e os outros 5 para o estudo dos conhecimentos específicos. Caso só possa estudar à noite, a sugestão é deixar as disciplinas gerais em uma semana e as específicas em outra.  Com essa estratégia, o candidato vai priorizar a parte mais pesada do conteúdo programático sem deixar as outras matérias para depois. 

No segundo caso, quando não se tem o edital publicado, uma dica e basear-se no edital do concurso anterior, porém, deve-se dedicar aquelas matérias que são indispensáveis na maioria dos concursos públicos, tais como português, matemática, informática, e aquelas que fazem parte da área escolhida. As idéias acima são válidas e ajudam bastante, mas você deve criar o hábito de estudo e se programar de verdade. Não interrompa seu planejamento e siga em frente. A preparação para concursos de última hora não funciona muito bem. 

É válido priorizar as disciplinas que valem mais pontos e também ter atenção àquelas que estão isoladas na prova e exigem pontuação mínima. Se o concurseiro tiver dificuldade em alguma dessas, é importante também priorizá-las. O estudo antecipado, o ideal é ganhar a mesma segurança em todas as matérias. Para isso, a sugestão é estudar todas, mas dedicar mais tempo àquelas em que há mais dificuldade. É possível estudar duas vezes por semana cada uma das matérias mais difíceis e uma vez cada uma das outras, ou toda semana as mais difíceis e a cada duas semanas as outra.


As dicas acima foram retiradas da internet, e outras indicadas por mim mesmo, como experiência de um concurso recente que realizei, inclusive fui aprovado, onde eu só tinha um mês para me preparar. Quase que eu não consigo por não ter ido muito bem na prova específica, mas enfim, deu tudo certo e vai dar certo para vocês também. Abaixo segue alguns vídeos onde professores e concurseiros dão outras orientações de como se preparar para concursos públicos. Vamos nessa pessoal.

Dicas para passar em concursos públicos



Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |