2 de jun. de 2013

4 Passos dos Campeões do Enem 2012 Em Redação

Três estudantes que tiraram nota 1000 na redação do Enem 2012 dão as dicas para que você também possa alcançar nota máxima em redação. Confira as dicas e aproveite para conseguir uma boa nota na edição de 2013 do exame, que acontece nos dias 26 e 27 de outubro. Conheça a rotina de estudos destes estudantes e monte o seu esquema também.

Estudar para o Enem 2013: 1° passo – A rotina de estudos


  •     Estude as mesmas matérias que você teve na escola ou no cursinho

O segredo para conseguir uma nota boa no Enem é saber organizar a sua rotina de estudos. A dica de Michel Macedo é estudar as mesmas matérias que você teve na escola ou no cursinho. "Eu tentava montar uma rotina baseada nas mesmas matérias que eu tinha no cursinho de manhã. Por exemplo, se eu tinha aulas de Matemática e Física de manhã, era isso que ia estudar de tarde", contou o estudante.


  •     Intercale matérias de diferentes áreas

Para João Henrique, a rotina de estudos deve ser montada de uma maneira que não fique muito cansativa. O estudante João Henrique disse que é importante intercalar matérias de áreas diferentes. Segundo ele, "é importante intercalar uma matéria de humanas com uma de exatas ou biológicas com exatas para não ficar muito pesado."


  •     Vá além da rotina semanal

Estudar as matérias não é suficiente. Para Renato Ferreira, também é importante realizar simulados do Enem, que dão uma ideia melhor de como funciona a prova. "Nos finais de semana, eu fazia os simulados para ver se estava realmente aprendendo e se não tinha nenhuma dúvida no ar", contou o estudante, cujos professores incentivavam a tirar dúvidas sempre que necessário.


Estudar para o Enem 2013: 2° passo – A redação

  •     Prática, prática e prática

A maior dica para fazer uma redação nota 1000 no Enem é praticar. Segundo a professora de redação Maria Aparecida Custódio, do Cursinho Objetivo, "não importa se o aluno conhece todas as regras gramaticais, mas não pratica a escrita de um texto dissertativo". E os nossos campeões sabiam como era importante praticar.


"A professora de redação do cursinho pedia para a gente escrever e corrigia o texto em 15 dias. Se a minha nota não fosse boa, eu refazia a redação e pedia para ela corrigir novamente, porque assim eu podia ver qual foi a minha evolução nessa redação", contou João Henrique, que fazia no mínimo duas redações por semana.


Porém, apenas a prática não é suficiente. Para a professora de redação a leitura e a prática devem caminhas juntas. "As duas coisas andam juntas, mas a leitura precede a prática. A leitura sem a prática não permite que o candidato aperfeiçoe a sua capacidade de expressão", advertiu a professora. Por isso, é importante incluir a leitura na sua rotina de estudos.


Estudar para o Enem 2013: 3° passo - Amigos e professores

  •     Conte com o incentivo dos seus amigos

Estudar se torna uma coisa mais fácil quando você tem o apoio dos seus pais, amigos e professores. O incentivo de pessoas que se importam com você pode ser a sua motivação e inspiração, e foi o que aconteceu com os campeões do Enem 2012. Michel Macedo conta que sempre foi respeitado pelos amigos, que "sempre me apoiaram e me compreenderam quando eu não podia sair porque precisava estudar ou tinha prova no dia seguinte."

  •     Tire todas as suas dúvidas com os professores

Os seus professores devem ser os seus melhores amigos na hora de estudar para o Enem, já que eles são os responsáveis por tirar todas as suas dúvidas. "Eu tirava minhas dúvidas com eles, fazia provas antigas do Enem e pedia para eles corrigirem, o que eles faziam com o maior prazer", contou o estudante João Henrique, que incentiva a tirar todas as dúvidas possíveis antes do exame.


Estudar para o Enem 2013: 4° passo - Persistência e dedicação

  •     Não desista

Persistência e dedicação são essenciais para tirar uma nota boa no Enem 2013. Estudar para uma prova como essa não é fácil, mas é um esforço que vai ser recompensado. Segundo João Henrique, "vestibular não é fácil, você cansa muito, mas ver o seu nome na lista de aprovados da faculdade vale a pena". Então, se você quer tirar a nota máxima no Enem 2013, comece a se preparar desde já e não desista de conseguir o que deseja!

Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |