11 de set. de 2012

Dicas Para Provas de Português - Prepare-se

As dicas abaixo foram postadas originalmente no site atepassar.com, de onde publicamos alguns cursos específicos para concursos. Somos afiliados e indicamos por possuir um incrível acervo de apostilas para concursos públicos, e uma larga experiência na área. Acompanhe mais estas dicas e aproveite para fazer alguns ajustes no seu método de estudar a lingua portuguesa. Muitos estudantes adiam indefinidamente o preparo de Língua Portuguesa para concursos públicos por acreditarem que já “sabem demais”. Eles partem do princípio de que vêm estudando esta disciplina desde sempre. Os professores da matéria direcionada para concursos, no entanto, discordam.

Língua portuguesa é a disciplina mais comumente cobrada pelas organizadoras de concursos públicos. Alguns certames têm nos testes de Português o critério de desempate. Na maioria dos concursos, há um percentual mínimo de acertos a ser alcançado, sob a pena de ser eliminado. Os mais experientes professores de Português para concursos são unânimes em afirmar que a preparação de Língua portuguesa para concurseiros deve ser diferenciada do ensino acadêmico. De acordo com estes preparadores, antigamente as provas de Português em concursos públicos cobravam marcadamente mais a parte gramatical. Hoje em dia, as bancas têm requerido mais interpretação de texto, inclusive, utilizando textos nas questões de gramática.

Dois pontos são básicos para quem está se preparando para prova de Língua portuguesa em concurso: aprofundamento dos conceitos gramaticais e treinamento da capacidade interpretativa. Ambos os pontos estão interligados.

É preciso conhecer a MORFOLOGIA (classe) e a SINTAXE (função) das palavras, por exemplo, para compreender o sentido do texto. É preciso entender o que o texto “quer dizer” para saber qual palavra poderá substituir outra ou mesmo para fazer pontuação. O uso da vírgula, por exemplo, tem regra específica para determinada classe de palavras: não se separa com vírgula os termos essenciais da oração (sujeito, predicado e complementos).

No que se refere à interpretação de texto das provas de Língua portuguesa, é preciso prestar muita atenção ao que pede a questão. Poderá ser pedida uma análise de compreensão do texto, onde se quer saber sobre as ideias que autor desejou transmitir, e não, sobre a opinião subjetiva do leitor. Poderá ser solicitado também que o concorrente realize uma paráfrase, ou seja, que “reconte” as ideias do texto, ou trecho do texto, o que diferente do resumo, deverá ser feito com o uso das palavras do concursando, como se estivesse realizando uma tradução livre do pensamento do autor.

Em alguns concursos públicos há provas discursivas dissertativas (redação). Neste, caso o pedido é para que o candidato construa um texto, considerando as regras da norma culta, com clareza de ideias, sem fuga do tema proposto. Neste tipo de prova, os conhecimentos léxicos terão que estar aliados à SEMÂNTICA (significado das palavras),COERÊNCIA (lógica) e de COESÃO (interligação).

Bem, amigo concurseiro, temos algumas sugestões para ajudá-lo na preparação e execução de uma boa prova de Língua portuguesa:

1. Estudar a parte gramatical, entendendo as regras, e não apenas decorando, para saber como aplicá-las da melhor maneira possível;

2. Treinar a compreensão e interpretação de textos, aplicando a parte gramatical;

3. Fazer boas leituras apreendendo ideias e grafia das palavras;

4. Treinar construção de textos dos mais diversos temas da atualidade, reescrevendo o mesmo texto produzido de duas ou mais maneiras diferentes;

5. Exercitar bastante por provas de concursos anteriores, simulados, apostilas e outros meios que o candidato possa dispor;

6 Na hora da prova, ler atentamente o enunciado das questões e compreender exatamente o que se pede;

7. Identificar “pegadinhas” eliminando respostas absurdas;

8. Utilizar todos os conhecimentos adquiridos para escolher a alternativa correta, ou, no mínimo, a mais lógica.

Lembre-se: nunca é cedo demais para começar a preparação de Língua portuguesa para concursos públicos!
Fonte: atepassar.com

Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |