9 de abr. de 2012

Estudar Para Concursos - 4 dicas Importantes

Todos que procuram este endereço na internet estão interessado em baixar apostilas para concursos. Dentro do possível, vamos compartilhando links que encontramos, e também enviamos alguns materiais que recebemos ou que alguém disponibiliza em outros sites. Como alguns livros, ou até mesmo manuais. Eu sei que há várias postagens que necessitam de revisão, mas são mais de 1000 postagens, e não dá para fazer isso da noite para o dia. Agradeço a compreensão de todos, e também das indicações dos links quebrados. Sempre que posso, vou corrigindo ou tirando a postagem do ar.

Mas sobre a postagem em questão, gostaria que os concurseiros dessem uma lida, e se puderem assimilar um pouco de cada uma das dicas apresentadas, isso poderá auxiliá-los na hora da preparação. Já havia postado  algo semelhante.  As dicas foram colhidas na internet, e vou indicar a fonte.

1-  Divida a matéria em tópicos

Se a matéria for macroeconomia, por exemplo, Alex Mendes, professor de economia da Academia do Concurso, recomenda que o concurseiro escolha um tópico e estipule um prazo para concluir.

Para ele, além de facilitar a organização, à medida que o candidato avança nos tópicos, a produtividade aumenta e o aprendizado da disciplina como um todo fica mais fácil.

2-  Dedique mais tempo para esse assunto

Para Sérgio Camargo advogado e especialista em concursos, se o conteúdo além de extenso é denso, o ideal é separar mais horas de estudo.

“Não é questão de dedicar mais horas consecutivas, não adianta o candidato estudar 12 horas sobre aquela matéria que tem dificuldade. O ideal é separar 2 horas diárias do programa de estudo, até aprender”, explica.

3 - Domine a teoria

Para Mendes, o concurseiro tem a ideia equivocada de que ao ler sobre a disciplina já pode fazer exercícios sobre o assunto. “Quando ele se depara com um exercício de nível mediano a elevado, a autoestima não aguenta”, afirma. Dessa maneira, o rendimento dos estudos acaba comprometido.

Especialistas recomendam estudar a teoria das disciplinas exaustivamente. Exercícios e simulados devem ser feitos ao longo do planejamento de estudos.

4-  Deixe os tópicos ou matérias mais complicadas para o final

Quanto mais seguro o candidato estiver, mais preparado ele estará para encarar as matérias que tem dificuldade. “O estudo forçado só fará com que a empatia com aquela disciplina aumente. O emocional não lida bem com bloqueios”, explica Maia.

Por isso, o psicólogo recomenda iniciar o estudo pelos tópicos que ele acredita serem mais prazerosas de estudar. Com o tempo, o candidato sentirá mais preparado para enfrentar o que considera mais complexo.

Fonte: Exame

Faça Uma doação ao blog - Clique aqui e saiba como

0 comentários:

Assinar Feed Seguir no Twitter Seguir no Facebook

 
TopOfBlogs | Academics Blogs | FeedSearch - Feeds RSS e Atom | Checagem de pagerank gratis |